.
Jeito Feminino

12 dicas para emagrecer até o verão

Lisboa Móveis Parceiro da Rádio R desde 2008

Para quem está acima do peso e quer ficar em forma para o verão, uma boa notícia: ainda dá tempo. Separamos algumas dicas para emagrecer até lá. Confira abaixo:

Começar é o segredo

De acordo com a nutricionista Camilla Coelho, um grande erro das pessoas que não conseguem emagrecer é aguardar o dia certo para começar a dieta.

“Para modificar hábitos alimentares é preciso decidir e dar o pontapé inicial. Colocar na cabeça que, para perder peso, é importante ser regrado com horários de refeições, alimentar-se de forma saudável, variada e fracionada ao longo do dia”, ensina.

Como em todo ano, as pessoas correm contra o relógio – e a balança – para emagrecer rapidamente para o verão, e as dicas da nutricionista prometem ajudar você a alcançar seus objetivos:

Confira as dicas para emagrecer

1. Estabeleça pequenas metas

A primeira decisão a ser tomada é estabelecer pequenas metas que possam ser alcançadas em pouco tempo. Exemplo: perder poucos quilos por mês. Assim é mais fácil manter a determinação para alcançar uma meta maior no longo prazo.

2. Atente-se à qualidade dos alimentos

Substituir queijos amarelos e gordurosos por cottage ou ricota, cereais refinados por cereais integrais, leites e derivados comuns por desnatados, açúcar por adoçante, sal e molhos prontos por temperos de ervas naturais, carnes gordurosas por carnes magras — peixe, peito de frango, peru e contra-filé. Esses são todos exemplos de trocas inteligentes, que possibilitam uma dieta saudável.

3. Escolha alimentos que ajudam a controlar a fome

Cereais, como aveia e gérmen de trigo, possuem grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, e por isso promovem saciedade por mais tempo. Eles também auxiliam no trânsito intestinal, diminuindo a sensação de inchaço e, consequentemente, contribuindo para o emagrecimento.

4. Ajude o organismo a se manter acelerado

Os alimentos termogênicos são aqueles que, graças às suas propriedades, demandam maior quantidade de energia para o processo digestivo, e por isso aceleram o metabolismo e contribuem, de certa forma, também para o emagrecimento. Os principais termogênicos são: pimenta, gengibre, canela e vinagre de maçã.

5. Amenize a ansiedade com alimentos certos

O comportamento alimentar está diretamente relacionado ao cérebro e ao sistema nervoso. Alimentos, como cereais integrais e castanhas, carnes e peixes, frutas cítricas, leite derivados e chocolate amargo, são ótimas opções para aumentar a sensação de bem-estar e de relaxamento.

6. Beba bastante água

Por vezes, o organismo desidratado confunde o estímulo da sede com fome, o que resulta em alguns deslizes na dieta, como beliscar entre as refeições. A ingestão de 1,5 litro a 2 litros de água é recomendada para manter o corpo hidratado diariamente.

7. Não sabote a própria dieta

Alguns ajustes nos hábitos diários ajudam a não sabotar a dieta.

  • Ao comer na rua, evite restaurantes que servem refeições muito calóricas.
  • Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos.
  • Nunca vá ao supermercado com fome.
  • Aprenda a ler rótulos para conhecer melhor o que está comendo e fazer melhores escolhas.
  • Evite fazer atividade física sem se alimentar.

8. Consuma chás

Os chás verde, branco e preto são excelentes estimulantes do metabolismo. Recomenda-se uma xícara de chá cinco a dez minutos antes das refeições. Mas atenção: a termogênese aumentada resulta em sede, por isso lembre-se de beber bastante água depois também.

9. Fique de olho nas saladas

Se você quiser substituir uma refeição por salada, prepare-a de forma equilibrada, com folhas, legumes, grãos ou cereais integrais e uma fonte de proteínas (frango, ovos, carne, peixe etc.). Prefira os molhos à base de ervas naturais, limão, azeite de oliva, vinagre de maçã ou iogurte desnatado.

10. Saia da rotina

Mexa-se! Para começar, procure incluir atividades físicas simples no seu dia a dia, como caminhar, andar de bicicleta e dançar. Três vezes por semana já é uma frequência saudável, principalmente para quem está começando.

11. Descanse!

Tenha um período reservado também para o descanso. Uma boa noite de sono é fundamental para equilibrar alguns hormônios que controlam nosso metabolismo.

12. Mantenha o foco e a determinação

Só assim o objetivo maior — uma maior e melhor qualidade de vida — poderá ser atingido com sucesso. Para isso, novos hábitos saudáveis são sempre bem-vindos.

Fonte: Ativo Saúde