.
Educação

Baixa qualidade da educação afeta ambientes de relação humana

Alunos da terceira série da Escola Municipal Professora Leonor Mendes de Barros, em Barra do Chapéu, interior de SP, escola pública mais bem avaliada pelo MEC pelo programa de reforço e didática escolar.

Lisboa Móveis Parceiro da Rádio R desde 2008

Professora Elaine Assolini conta que políticas públicas a longo prazo são medidas necessárias para melhorar o ensino.

Cerca de 77% dos brasileiros concordam que a violência está relacionada com a baixa qualidade da educação no País. E seis em cada dez brasileiros acreditam que esse fator também está associado à corrupção.

Os dados são da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Educação Básica, realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em parceria com o movimento Todos Pela Educação.

A professora Elaine Assolini, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, conta que a baixa qualidade do ensino pode afetar a leitura e, assim, a interpretação de crianças e jovens. “Ao não interpretar, ele terá dificuldades no mundo do trabalho e escolar e na vida cotidiana.”

A professora ainda afirma que políticas públicas a longo prazo são medidas necessárias para melhorar a educação. E também que é preciso entender e interpretar os participantes da vida escolar, como os professores, a família, a escola e os alunos, para encontrar o motivo do baixo rendimento.

Por: Giovanna Grepi

Fonte: Jornal da USP