.
Atualidades Notícias Regionais

Televisando o Futuro divulga vencedores do Concurso Cultural

Lisboa Móveis Parceiro da Rádio R desde 2008

Alunos das Escolas Municipais participaram com ilustrações e histórias em quadrinhos sobre o tema “Vivem bem, que mal tem”

Curta nossa página no FACEBOOK e saiba de todas notícias de Rondon e Região

O Televisando o Futuro, projeto de mídia e educação da RPC e do Instituto GRPCOM, promovido em Cianorte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulgou nesta terça-feira (03), os vencedores do concurso cultural deste ano. Da Capital do Vestuário, foram premiadas as estudantes do ensino fundamental que executaram o melhor trabalho na categoria ‘ilustração’ e ‘história em quadrinhos’. O assunto deste ano foi “Viver bem, que mal tem”, cujos subtemas eram alimentação, prevenção e bem-estar.

A aluna Angeliny B. Romero, da Escola Municipal Vicente Machado, foi quem se destacou com a melhor ‘ilustração’ entre os acadêmicos do 1º ao 3º ano de todas as escolas do município. Com o amparo da professora Laryane S. Teodoro, ela desenhou uma criança dividida entre os alimentos saudáveis, que devem ser consumidos com frequência, e aqueles que requerem o consumo moderado. Os critérios de análise foram a criatividade e a reflexão utilizadas pela pequena para retratar o assunto.

Já a estudante Maria Eduarda C. Limeira, da Escola Municipal Castro Alves, sob a orientação da professora Rosimeire L. Chiodi, foi a campeã na categoria ‘história em quadrinhos’, disputada entre os alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Na sua história, as personagens deixam de se alimentar de maneira pouco saudável e ficar em casa jogando vídeo game, para se ‘aventurar’ em atividades ao ar livre. A escolha foi feita com base na criticidade, criatividade, senso de humor e no aprendizado em sala demonstrado pela garota.   

Cada uma das alunas receberá um troféu e um tablet e as professoras, um tablet, cada. A entrega está programada para este mês. Os trabalhos escolhidos seguem, agora, para a disputa na etapa estadual. Também concorrerão nesta fase as professoras na categoria “Práticas Pedagógicas”, com um relato das atividades desenvolvidas em sala, utilizando a televisão como recurso pedagógico.

TELEVISANDO

Realizado no município desde 2008, o projeto já abordou diferentes conteúdos sociais relevantes que contribuíram para o desenvolvimento do protagonismo e da cidadania entre os estudantes. “Ele é capaz de provocar uma transformação muito positiva nas crianças e ultrapassa os muros das escolas, envolvendo os familiares, vizinhos e amigos dos participantes”, salienta a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neusa Casassa.

Fonte: Noti-cia.com